Notícias
O que acontece na Contap?25 de julho de 2021
Condomínios pensados para a terceira idade
O Dia dos Avós é comemorado neste 26 de julho. Além das homenagens pela passagem da data, devemos pensar que eles estão cada vez mais presentes na vida das famílias brasileiras. Os avós estão vivendo mais, estão mais tempo no mercado de trabalho e auxiliam muito os filhos, seja no cuidado com a casa ou dos netos. Condomínios residenciais e comerciais precisam ser funcionais e adaptados para os idosos e, pensando a longo prazo, também para os condôminos que vão envelhecer. A Contap Condomínios separou algumas dicas para as áreas comuns dos prédios pensadas para a população idosa que reside ou trabalha em prédios.
Acessibilidade - a circulação em um condomínio precisa ser fácil e segura. Por isso, os condomínios executam reformas em áreas comuns para contemplar pessoas da terceira idade:
- rampa de acesso
- piso antiderrapante
- corrimão do começo ao fim da escadaria, em ambos os lados
- escada de alvenaria em piscinas
- elevador disponível quando não se consegue executar as rampas
- barras de apoio em banheiros de áreas comuns
- adaptação na largura de portas, o suficiente para a passagem de uma cadeira de rodas
Em 2004 foi lançada a norma técnica NBR9050 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que posteriormente recebeu algumas atualizações, e fala sobre critérios a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade para a utilização segura de ambientes, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos para a maior quantidade de pessoas, independente de idade e mobilidade. Os condomínios entregues pelas construtoras antes de 2004 não foram planejados de acordo com estas regras de acessibilidade. A sugestão é adaptar as áreas comuns para que todos possam circular com segurança.
Funcionários: aqui falamos sobre relacionamento. Importante o síndico avaliar a presença de idosos e orientar os colaboradores. Saber se este idoso deseja ajuda com as compras, uso do elevador, auxilio para receber uma encomenda ou ler algum documento.
Vagas de garagem: se o condomínio faz sorteio de garagem, é importante que as pessoas idosas sejam contempladas com aquelas que ficam mais próximas de elevadores ou escadas. Esse acerto é feito em assembleias e com a concordância da maioria.
Academias de ginástica: as academias estão disponíveis para todos os condôminos, mas seria interessante perceber se os equipamentos podem ser usados pelos idosos. Atualmente existem equipamentos voltados para as pessoas mais velhas
Manutenção: a manutenção das áreas comuns sempre é importante. Aqui chama-se a atenção para a verificação da segurança de bancos e cadeiras, portas pesadas demais ou de vidro e plantas com muito espinho, por exemplo.
Decoração: todos querem um hall de entrada e salão de festas bem decorados e agradáveis. Mas é importante discutir entre os moradores o uso de muitos tapetes e cortinas e até mesmo espelhos e vidros. A iluminação também precisa deixar o ambiente claro para evitar acidentes.
(foto freepik)
